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Investir para Desenvolver

Num mercado em constante evolução, investir no desenvolvimento organizacional tornou-se crucial para garantir a sustentabilidade e alcançar o sucesso!

Os colaboradores já não valorizam apenas o salário! Eles querem boas lideranças, processos de trabalho ágeis, práticas facilitadoras, oportunidades de crescimento profissional, desenvolvimento contínuo e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Estamos a assistir a uma mudança nas expectativas e nos valores dos trabalhadores, por isso, o futuro será das organizações que acompanhem este novo paradigma e atuem em duas dimensões:

Pessoas: Capacitar e criar ambientes de trabalho mais flexíveis e inclusivos, alinhados às novas expectativas dos colaboradores.

Processos: Identificar áreas de melhoria, otimizar processos e implementar melhores práticas, para uma maior eficiência operacional e uma melhor adaptação às mudanças externas, como avanços tecnológicos, mudanças nas preferências do consumidor, concorrência e fatores económicos.

 

Urge, portanto, que se invista numa cultura de capacitação, cooperação e na implementação de melhores práticas de negócio para alcançar um ambiente de trabalho mais atrativo e produtivo.

Um ambiente com uma cultura positiva, onde os funcionários se sentem valorizados e motivados. Onde se estimula a inovação e a criatividade e se dá espaço para gerar ideias inovadoras e encontrar soluções criativas.

 

Na Skill Conquest, quando facilito processos de desenvolvimento organizacional, considero imprescindível trabalhar em várias frentes:

  • Liderança
  • Comunicação interna e colaboração;
  • Capacitação e desenvolvimento de pessoas;
  • Processos de trabalho;
  • Inovação e Criatividade;
  • Análise de risco para a antecipação de desafios;
  • Flexibilidade, Adaptabilidade e Abertura à mudança;
  • Orientação para o cliente.

 

E vocês podem-me dizer: Isso é muito giro, mas “is better said than done”!

Não vou dizer que é “easy-peasy”…

O desenvolvimento organizacional é muito desafiante para gestores de RH, Líderes e colaboradores, pois gera alguns conflitos à medida que as pessoas se ajustam a novas formas de trabalhar.

É preciso fomentar uma cultura de flexibilidade e adaptabilidade, de valorização da criatividade e da experimentação como potenciador de novas ideias e soluções.

E, acima de tudo, é importante ter estratégias eficazes para resolver conflitos de maneira construtiva, à medida que as pessoas se adaptam às mudanças.

É um processo complexo e com algum nível de subjetividade, pois assenta nas pessoas e na forma como cada um percepciona a realidade.

Mas não há outro caminho!

“Sem envolver as pessoas, podemos desenhar planos de ação, criar procedimentos, agilizar processos e, ainda assim, o projeto estará condenado ao fracasso”

As pessoas estão sempre no centro, por isso a chave do sucesso está assente em três pilares basilares: Capacitação, Comunicação e Cooperação!

É por isso que em todos os processos de consultoria estratégica ou formações de desenvolvimento pessoal, gosto de aplicar uma ferramenta de assessment poderosa que ajuda a conhecer melhor o perfil comportamental dos colaboradores e a forma como estas interagem com o meio.

Estou a falar-vos do DISC.

O DISC tradicional, por si só, aporta muitos insights valiosos, mas gosto particularmente de optar por uma visão mais agregadora e juntar mais duas ferramentas DISC, que conjugadas, permitem uma “trilogia” muito interessante no que se refere à análise comportamental individual, coletiva e à relação com os outros.

E, por que é que sou fã destas ferramentas?

Porque aplicando este assessment, é possível:

Obter melhor compreensão da dinâmica das equipas: Ao obter insights sobre as preferências e estilos de trabalho uns dos outros, os colaboradores e lideres conseguem entender melhor os diferentes estilos de comunicação e de trabalho, potenciando a colaboração e redução de conflitos.

Desenvolvimento de Liderança: Ao identificar o estilo de liderança predominante numa pessoa, é possível orientar o desenvolvimento de habilidades de liderança específicas para esse estilo, resultando em líderes mais eficazes e adaptáveis.

Melhoria da Comunicação: Compreender como os diferentes estilos comportamentais preferem receber informações e comunicar, melhora a eficácia da comunicação dentro da organização. O que é muito importante para evitar mal-entendidos e melhorar a eficiência nas interações diárias.

Resolução de Conflitos: Potencia uma abordagem aos conflitos de maneira mais eficaz, permitindo que as partes envolvidas compreendam as diferenças de personalidade e encontrem soluções que levem em consideração essas diferenças.

Melhoria do Clima Organizacional: Ao promover uma compreensão mais profunda dos estilos de comportamento, potenciamos um ambiente de trabalho mais inclusivo e positivo.

Gestão de Talentos: Ajuda a alinhar as habilidades e comportamentos dos colaboradores aos objetivos da organização e também é muito interessante usá-lo em processos de recrutamento e seleção, pois permite avaliar a adequação do candidato à cultura organizacional.

Mas, por mais ferramentas que usemos, é importante ter em mente que o desenvolvimento organizacional não é um processo único.

É um compromisso contínuo!

“As organizações são tão bem-sucedidas quanto mais comprometidas estiverem com a melhoria contínua e a sustentabilidade a longo prazo”.

Para criar um ambiente propício a um desenvolvimento organizacional bem-sucedido e sustentável, é preciso cultivar atitudes chave nas organizações.

É preciso comunicar, cooperar e liderar de forma facilitadora para tornar os processos mais ágeis, dinâmicos e produtivos.

Para isso, é preciso apostar no desenvolvimento e retenção de talentos e desenvolver as Power Skills que ajudarão a alavancar a mudança e criar culturas assentes na cooperação, respeito e comprometimento.

Formar, desenvolver e capacitar.

Porque, quando se somam competências, os resultados multiplicam-se!

Filipa Oliveira

Filipa Oliveira | CEO & Founder da Skill Conquest, Formadora, Consultora, Auditora, International Certified Coach, Practitioner em PNL