Uma boa comunicação é um fator determinante para o sucesso de uma equipa.
As pessoas procuram lideres que comuniquem claramente intenções e objetivos, que compreendam as suas necessidades, que facilitem o seu trabalho e que guiem a equipa no caminho certo, e para isso, é crucial ter uma boa comunicação.
Não há liderança sem comunicação!
É por isso que hoje partilhamos contigo a parte I dos 10 erros de comunicação a evitar na liderança:
1. Passar informação não é comunicar
A informação não pode fluir apenas nas posições de chefia e as equipas serem meras executantes. A comunicação efetiva pressupõe o diálogo por isso há que dialogar com as equipas, trocar ideias e fomentar a comunicação e empatia entre colegas e líderes. Só assim teremos equipas eficientes e motivadas.
2. Assumir sem questionar
Os erros de comunicação surgem quando começamos a supor em vez de perguntar.
Isto funciona para duas vertentes. A primeira: na dúvida, não assumas, questiona!
Segunda: Não assumas que sabes tudo o que o negócio e a tua equipa precisam. Faz questões e pede opiniões. Quanto mais feedback recolheres, melhor será a comunicação e a evolução dos resultados.
3. Má comunicação via e-mail
Quando escrevemos temos que ter muito cuidado com a forma como o fazemos. Seja na entoação que deixamos passar, ou na quantidade de informação que colocamos, tudo conta para uma boa comunicação.
Quem já não se viu numa conversa infindável por email em que só ao décimo email é que conseguiu resolver uma situação que à partida seria de resolução simples se a informação tivesse chegado corretamente no primeiro email?
Ou quem não recebeu um email que lhe caiu mal pela forma como estava escrito?
4. Não repetir
Vários estudos apontam que a repetição é crucial para retermos a informação no nosso cérebro.
Se queres passar uma informação ou tarefa, fá-lo mais que uma vez. Por exemplo: envia por email e por outro canal de comunicação que utilizem na empresa como por exemplo o chat interno. Caso a comunicação seja exclusivamente por email, reforça verbalmente ou reforça com novo email a questionar se podes ajudar em alguma coisa e a relembrar tudo o que referiste em email anterior.
5. Inconsistência
Embora possa ser potenciador fazer uso de diversos canais, a bem da tal repetição da mensagem, é preciso ter cuidado para isso não gerar inconsistência de informação. Se utilizares dois ou três canais terás sempre que usar os mesmos e não alternar entre canais. Os canais de comunicação devem estar definidos de forma clara e não gerar perda de informação. Se hoje envias por email e amanhã por chat, não estás a ser consistente.
Resumindo, comunicar é muito mais que proferir palavras!
Para comunicar de forma eficaz e liderar uma equipa até ao sucesso, é crucial dialogar, questionar e não assumir, ter cuidado com a comunicação escrita, repetir a informação e manter sempre a consistência.
Faz-te sentido?
Se este artigo foi útil, fica atento à parte II para conheceres todos os erros de comunicação a evitar na liderança.
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