O crescimento acontece quando nos arriscamos a percorrer o caminho!
Esta semana comemoramos um ano de Skill Conquest e não podia deixar de assinalar este aniversário no artigo de hoje.
Que ano e tanto!
Um ano repleto de conquistas e de alguns fracassos. Sim, fracassos (que de fracassos, também se faz uma empresa).
Podia dizer-vos que o caminho foi só rosas e passar a imagem que sou uma empresária que só acumula sucessos, só que não… O caminho nunca é só rosas, e mesmo que fosse, até as rosas têm espinhos.
Deixar um trabalho estável para começar do zero, só com uma visão e a nossa força de trabalho, é duro!
Trabalhei muitas horas para conseguir assegurar formações, processos de consultoria, e a escrita para a Skill Conquest.
Houve muitas portas que (ainda) não consegui abrir.
Tive que ultrapassar a minha má relação com as redes sociais para conseguir que a Skill Conquest chegasse a mais pessoas.
E, 1 ano e 287 posts/artigos depois, posso dizer que eu e as redes já temos uma relação mais saudável (embora continue a preferir o offline ao online).
Foi também um ano em que tive que redesenhar planos e redirecionar o barco algumas vezes, mas no final, chegámos a bom porto!
“Se tivesse que definir este ano numa palavra, ela seria: FLEXIBILIDADE!”
Que aprendizagem foi…
Quando abri a Skill , tinha uma visão e objetivos muito claros (pelo menos pensava eu). Sabia bem o que queria fazer, como queria fazer e com quem queria fazer, mas ao longo do caminho, fui percebendo que tinha de flexibilizar e ajustar a rota à medida que ia caminhando.
Nunca nada corre exatamente como planeamos e nem sempre os nossos objetivos iniciais são aqueles que nos conduzirão aos resultados que pretendemos.
Os planos são só isso, planos!
Linhas orientadoras que nos ajudam a não perder o foco dos nossos objetivos, mas não podem ser seguidas como mandamentos gravados na pedra.
Por mais planos que tracemos, haverá sempre muita coisa que não conseguimos controlar. Sejam elas obstáculos ou oportunidades, haverão sempre situações que nos vão fazer contornar os planos, ou quem sabe, definir um plano totalmente novo.
E esta é a beleza da vida!
Nada é estanque ou imutável, tudo se transforma!
É importante flexibilizar, desafiar o “status quo” e procurar fazer as coisas de forma diferente!
Não é possível alcançar outros resultados se fazemos sempre as mesmas coisas ou se não pararmos para escutar as ideias e opiniões de quem nos acompanha no caminho. É importante escutar colaboradores, parceiros, cooperar, ser versátil e inovar para nos adaptarmos aos novos desafios.
Por isso, sim, flexibilidade é a palavra que marca o primeiro ano da Skill Conquest!
Um ano que foi difícil e espetacular na mesma medida.
Como em tudo na vida, nada se consegue sem esforço!
“A sorte dá trabalho” e, talvez por isso, saiba tão bem…
E agora que demos os primeiros passos, é continuar a andar com entusiasmo. Esperam-nos novas parcerias e novos projetos com o mesmo foco: Desenvolver e Capacitar pessoas e organizações.