O que torna bons líderes em excelentes líderes?
Tipicamente, grandes líderes reúnem, não só habilidades, mas também características especificas que são potenciadoras do sucesso. Contudo, o que transforma bons líderes em excelentes líderes é um único recurso.
Mais que uma competência, este recurso é um valor central!
Uma característica muito própria que influi em todas as atitudes do líder e impacta positivamente a equipa.
Quando falo da importância desta “ferramenta” na liderança, gosto particularmente da abordagem do Jim Collins no livro “De Bom a Excelente”.
Numa abordagem brilhante sobre o desempenho organizacional, Collins escreve sobre as práticas de sucesso de várias organizações que promovem uma cultura de desempenho sustentável a longo prazo . Segundo Collins, as organizações mais bem sucedidas têm uma tipologia especifica de líder que, pelas suas características, permitem elevar pessoas e organizações a outro patamar.
Na sua abordagem à liderança, Collins classifica os líderes em 5 níveis:
- Líder de nível 1 – Com habilidades individuais (contribui com as suas competências e o seu trabalho individual);
- Líder de nível 2 – Com habilidades de Equipa (usa os seus conhecimentos para ajudar a equipa);
- Líder de nível 3 – Habilidades de Administração (é capaz de organizar o grupo para alcançar metas)
- Líder de nível 4 – Habilidades de Liderança (é capaz de criar engagement e sentido de missão numa equipa);
- Líder de nível 5 – Tem todos as habilidades dos restantes níveis mais uma característica que faz toda a diferença: HUMILDADE.
E aqui está! Algo tão simples como a humildade faz toda a diferença num líder.
Não falo de falsas modéstias… se um líder tem valências deve estar consciente delas e sentir-se confiante. Até porque, essa confiança, confere mais segurança à equipa.
Falo da humildade nas atitudes de gestão e no relacionamento com as pessoas da organização.
Segundo Jim Collins, as empresas que apresentam maior sucesso e um crescimento sustentável a longo prazo, são empresas que têm o nível 5 de liderança e fomentam o valor da humildade.
Tipicamente, uma boa parte dos grandes líderes encontram-se no nível 4, sendo capazes de criar engagement e motivar um departamento ou organização para alcançar objetivos.
Contudo, quando falamos de desenvolvimento e desempenho sustentável a longo prazo, é importante atingir o nível 5 de liderança.
E QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO LIDER DE NIVEL 5 :
- O líder de nível 5 está focado em envolver a equipa e fazer dela parte integrante do sucesso. Procura capacitá-la e prepará-la para que os projetos avancem, independentemente da sua presença.
- Ele tem o propósito de servir um bem maior por isso, no final do dia, o seu ego é o que menos importa. Ele não quer ter razão, ele quer ter resultados!
- Ele fomenta a participação dos colaboradores na tomada de decisão. Potencia a autoconfiança e a autonomia, promovendo o engagement e uma cultura de ownership por parte dos funcionários.
- Pauta pela humildade em todas as suas atitudes;
- É apaixonado pelo que faz e consegue transmitir essa paixão para as suas equipas.
Estas características combinadas com a determinação e sentido de missão , típicas de liderança de nível 5, permitem criar equipas fortes, motivadas e direcionadas para resultados .
E, em que medida, estas características são potenciadoras?
Estas características são cruciais, pois são elas que vão ditar as atitudes do líder. As atitudes são um resultado das nossas características e competências, por isso abaixo damos-te algumas dicas sobre as principais atitudes da liderança de nível 5.
ATITUDES DO LIDER DE NIVEL 5 :
- ESCUTA diversos pontos de vista antes de tomar as decisões. Ele escuta sem julgamentos e escuta de todas formas (verbal e não verbal) pois sabe que ouvir é diferente de escutar, assim como falar é diferente de comunicar.
- COMUNICA e fomenta a partilha de ideias e a participação dos colaboradores na melhoria contínua;
- VALORIZA as tarefas e o volume de trabalho de cada colaborador, bem como todo as etapas que o colaborador ultrapassa para chegar aos objetivos;
- CAPACITA, desenvolve, potencia e orienta, dando a autonomia suficiente para a equipa crescer.
- RESPONSABILIZA-SE pelos fracassos da sua equipa. Quando fala de sucesso ele fala no coletivo, mas, quando se verificam fracassos, ele assume-se como único responsável, enquanto líder da equipa;
- INSPIRA a sua equipa através da paixão pelo seu trabalho;
- DÁ O EXEMPLO DE HUMILDADE em todas as suas atitudes, pois ele quer construir, criar e contribuir e sabe que o coletivo tem um papel fundamental nesse objetivo. Quando um projeto é um sucesso, o sucesso é de todos e não apenas do Líder;
- PEDE AJUDA – Ele não tem receio que o considerem “fraco” por pedir ajuda. Pedir ajuda é sinônimo de orientação para resultados e uma forma de aproveitar o potencial da equipa. Delegando uma tarefa a alguém que seja forte nessa área, haverão benefícios em duas vertentes. Por um lado, o líder valoriza e confere experiências diferentes à equipa, por outro, a equipa cresce e não só o líder.
Em suma, as atitudes do líder de nível 5, permitem desenvolver e potenciar equipas, bem como alcançar elevados níveis de performance, pois o líder de nível 5 tem uma missão superior a si próprio.
Este líder é um facilitador que tem o papel de simplificar, orientar e empoderar.
Ele é determinado, escuta, comunica, valoriza, capacita, responsabiliza-se e dá o exemplo de humildade em todas as suas atitudes.
Num mercado competitivo em que o principal fator diferenciador das empresas são os seus valores e ADN , a liderança de nível 5 é a liderança do futuro e é por isso que na Skill Conquest procuramos desenvolver lideres de nível 5 em todos os nossos trabalhos na área de liderança, seja numa vertente de consultoria, de formação ou coaching.
No final de contas, o maior segredo para uma liderança que se destaca das demais, é a humildade!
E tu, tens praticado a tua humildade?
Até breve,
Filipa Oliveira
CEO & Founder Skill Conquest